Gente, não tem como, eu adoro fazer receitas de massa! Acho uma delicinha um pão caseiro bem fresquinho.

Peguei essa dica da Letícia que tem um perfil do instagram suuuper fofinho. Peguei a receita  dela e adaptei um pouquinho do meu jeito! E num é que ficou uma delicinha! Mesmo quem não gosta de cebola precisa experimentar!

Receita – Pão de cebola caseiro:

– 1kg de farinha de trigo

– 3 ovos

– 1 xícara de leite morno

– 1/2 xícara de óleo (uso o de canola)

– 1 colher de sopa de açúcar

– 1 colher de sopa de sal

– 1 e 1/2 colher de sopa de fermento biológico

– 2 cebola médias trituradas no liquidificador

– 1 colher de sopa de pimenta calabresa

Primeiro eu triturei bem as cebolas no liquidificador até virar uma pasta. Depois é só juntar todos os ingredientes em uma vasilha e sovar bem a massa. É necessário mais de 1 kg de farinha para preparar toda a receita, porque até dar a liga certa vai mais ou menos 1kg e meio de farinha! O ponto ideal é quando a massa não estiver mais grudando na mão.

Depois disso é só deixar a massa descansar por uma hora em um local bem coberto (eu embrulho em um monte de toalha), assim a massa não perde calor e cresce bem. Depois eu passei a massa para a forma com um papel manteiga em baixo e deixei descansar mais uma hora. Coloquei a massa no forno baixo pré-aquecido e deixei assar por cerca de 40 minutos. Quando o pão já estava assado e bem dourado, retirei do forno e fiz cortes transversais na massa e preenchi com queijo mussarela e salame. Polvilhei queijo parmesão por cima e voltei com o pão ao forno para derreter o queijo e dourar. Levou cerca de 15 minutos.

pao-de-cebola-calabresa-salame

receita-facil-pa-de-cebola-calabresa-salame

O tempo de preparo é de aproximadamente 3 horas e meia. A massa é bem grande, rende dois pães desse da foto grandões. Então se você quiser fazer só um pão é melhor fazer meia receita.

Todos os recheios e temperos como calabresa são opcionais, você coloca o que mais gostar!

Pra finalizar salpiquei um pouco de salsinha pra dar um charme. :}

É uma receita delicinha pra comer assim que sai do forno, sabe? Bem quentinho.

Pra deixar o pão mais molhadinho, rego com manteiga derretida. Olha… é uma receita um tanto quanto calórica mas que realmente vale a pena! :}